Programação

Confira as 20 linguagens de programação mais populares do momento

Aos poucos, a linguagem de programação Python começa a cavar seu espaço como uma das mais popular do mundo, segundo a nova edição do ranking da RedMonk. Pela primeira vez na história, a linguagem igualou a pontuação do Java na segunda posição, ficando atrás apenas do JavaScript.

A ascensão do Python é simbólica por representar um novo momento no desenvolvimento de software. A linguagem é muito forte dentro da área de automação e na ciência de dados, que se tem se tornado cada vez mais importante no mercado atualmente. Não à toa, uma pesquisa do site de recrutamento Indeed.com observou que 18% das vagas de emprego listavam o conhecimento de Python como requisito.

De acordo com Stephen O’Grady, analista da RedMonk, a popularização do Python tem algumas justificativas, como a versatilidade, sua aplicação em novas tarefas, a acessibilidade e facilidade de uso. Há três anos, a linguagem havia dominado a terceira posição, e agora já começa a pressionar pela liderança.

O ranking da RedMonk é formulado com base em duas plataformas populares entre desenvolvedores: o GitHub e o Stack Overflow, o que dá uma ideia de popularidade das linguagens de programação, mas não é o método mais científico. Isso dito, outras pesquisas, como a do IEEE Spectrum, também apontam a ascensão do Python.

Confira abaixo o Top 20 da RedMok:

  1. JavaScript
  2. Python
  3. Java
  4. PHP
  5. C#
  6. C++
  7. Ruby
  8. CSS
  9. TypeScript
  10. C
  11. Swift
  12. Objective-C
  13. Scala
  14. R
  15. Go
  16. Shell
  17. PowerShell
  18. Perl
  19. Kotlin
  20. Haskell

Etiquetas

Lucas Keaton

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuei estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar