Cursos WebJavaScriptTutoriais

Tutorial Sobre Variáveis JavaScript

Tipos de dados JavaScript

Uma das características fundamentais de uma linguagem de programação é o conjunto de tipos de dados que ela suporta. Esses são os tipos de valores que podem ser representados e manipulados em uma linguagem de programação.

O JavaScript permite que você trabalhe com três tipos de dados primitivos, sendo eles:

  • Number: armazena números, por exemplo. 123, 120,50 etc.
  • String: armazena qualquer tipo de caractere, por exemplo “Isso é uma string” etc.
  • Boolean: o tipo de dado armazenado é verdadeiro ou falso.

No JavaScript também define dois tipos de dados triviais, null undefined, cada um dos quais define apenas um único valor. Além desses tipos de dados primitivos, o JavaScript suporta um tipo de dado composto conhecido como object

Saiba mais sobre os tipos de dados em JavaScript

OBS: JavaScript não faz distinção entre valores inteiros e valores de ponto flutuante. Todos os números em JavaScript são representados como valores de ponto flutuante. JavaScript representa números usando o formato de ponto flutuante de 64 bits definido pelo IEEE 754 standard.

Variáveis ​​JavaScript

Como muitas outras linguagens de programação, o JavaScript possui variáveis. 

Variáveis ​​podem ser consideradas como recipientes nomeados, assim você pode armazenar dados nessas variáveis e, em seguida, consultar os dados usando o nome dado à variável.

Antes de usar uma variável em um código do JavaScript, você deve declará-la. A principio, para declarar uma variável você deve usar a palavra-chave var da seguinte maneira:

<script type="text/javascript">
   <!--
      var dinheiro;
      var nome;
      var fruta;
   //-->
</script>

Você também pode declarar múltiplas variáveis ao mesmo tempo ​​com a mesma palavra-chave var, por exemplo:

<script type="text/javascript">
    <!--
    var dinheiro, nome, fruta;
    //-->
</script>

Ao passo que armazena um valor em uma variável é chamado de variável de inicialização. Você pode definir a inicialização da variável no momento da criação da variável ou posteriormente, quando precisar desta variável.

Por exemplo, você pode criar uma variável chamada dinheiro e atribuir o valor 500.00 a ela posteriormente. Para outra variável, você pode atribuir um valor no momento da inicialização da seguinte maneira.

<script type="text/javascript">
   <!--
    var nome = "Lucas";
    var dinheiro;
    dinheiro = 1.00;
   //-->
</script>

Obs: Use a palavra-chave var apenas para declaração ou inicialização, uma vez que a variável for declarada ou inicializada em um documento. Você não deve declarar novamente a mesma variável duas vezes.

JavaScript é uma linguagem sem tipagem . Isso significa que uma variável JavaScript pode conter um valor de qualquer tipo. Ao contrário de muitas outras linguagens, você não precisa dizer ao JavaScript durante a declaração de variáveis ​​que tipo de valor a variável manterá. O tipo de valor de uma variável pode mudar durante a execução de um programa e o JavaScript cuida disso automaticamente.

Escopo Variável JavaScript

O escopo de uma variável é a região do seu código na qual ela é definida. Variáveis no ​​JavaScript têm apenas dois escopos.

  • Variáveis ​​globais – Uma variável global tem escopo global, o que significa que ela pode ser definida em qualquer lugar em seu código JavaScript.
  • Variáveis ​​locais – Uma variável local será visível apenas dentro de uma função onde é definida. Os parâmetros de função são sempre locais para essa função.

Dentro do corpo de uma função, uma variável local tem precedência sobre uma variável global com o mesmo nome. Se você declarar uma variável local ou um parâmetro de função com o mesmo nome de uma variável global, você efetivamente ocultará a variável global. Por exemplo:

<html>
    <body onload="checarescopo();"> 
      <script type="text/javascript">
       <!--
       var nomevariavel = "global"; // Declarando uma variável global
       function checarescopo( ) {
       var nomevariavel = "local"; // Declarando uma variável local
       document.write(nomevariavel);
       }
       //-->
      </script> 
    </body>
</html>

Resultado:

local

Nomes de variáveis ​​JavaScript

Ao nomear suas variáveis ​​em JavaScript, tenha as seguintes regras em mente.

  • Você não deve usar nenhuma das palavras-chave reservadas do JavaScript como um nome de variável. Essas palavras-chave são mencionadas na próxima seção. Por exemplo, os nomes das variáveis break ou boolean não são válidos.
  • Os nomes das variáveis ​​JavaScript não devem começar com um numeral (0-9). Eles devem começar com uma letra ou um caractere sublinhado. Por exemplo, 123test é um nome de variável inválido, mas _123test é válido.
  • Os nomes das variáveis no JavaScript são case-sensitive, ou seja diferencia maiúsculas de minúsculas. Por exemplo, Nome e nome são duas variáveis ​​diferentes.

Palavras reservadas em JavaScript

Uma lista de todas as palavras reservadas no JavaScript na tabela a seguir. Essas palavras não podem ser usadas ​​como nomes variáveis no ​​JavaScript, funções, métodos, rótulos de loop ou qualquer nome de objeto.

abstractelseinstanceofswitch
booleanenumintsynchronized
breakexportinterfacethis
byteextendslongthrow
casefalsenativethrows
catchfinalnewtransient
charfinallynulltrue
classfloatpackagetry
constforprivatetypeof
continuefunctionprotectedvar
debuggergotopublicvoid
defaultifreturnvolatile
deleteimplementsshortwhile
doimportstaticwith
doubleinsuper

Bem, nesse artigo aprendemos sobre variáveis e sobre as maneiras de usarmos as variáveis.

Gostou do artigo? deixe um comentário para nos incentivar!

Lucas Lemos

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuo estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo