Python

Python – Introdução

Este artigo fornece entendimento suficiente da linguagem de programação Python.

Python é uma linguagem de script de programação de propósito geral, interpretada, interativa, orientada a objetos e de alto nível.

História do Python

O Python foi desenvolvido por Guido van Rossum no final dos anos 80 e início dos 90, no Instituto Nacional de Pesquisa de Matemática e Ciência da Computação, na Holanda e é protegido por direitos autorais. 

Como o Perl, o código fonte do Python agora está disponível sob a GNU General Public License (GPL).

Ele agora é mantido por uma equipe de desenvolvimento do instituto, embora Guido van Rossum ainda tenha um papel vital na direção de seu progresso.

Por que aprender Python?

Projetado para ser altamente legível, o Python usa frequentemente palavras-chave em inglês, enquanto outras linguagens usam pontuação e tem menos construções sintáticas.

Essa linguagem é fundamental para os estudantes e profissionais que trabalham para se tornarem grandes engenheiros de software, especialmente quando estão trabalhando no domínio do desenvolvimento Web.

Vou listar algumas das principais vantagens em aprender Python:

  • Python é Interpretado – Python é processado em tempo real pelo interpretador. Você não precisa compilar seu programa antes de executá-lo,  semelhante ao PERL e PHP.
  • Python é interativo – Você pode testa-lo em um prompt do Python e interagir diretamente com o interpretador para escrever seus programas.
  • Python é orientado a objetos – O Python suporta o estilo ou a técnica de programação orientada a objetos que encapsula o código dentro dos objetos.
  • Python é uma linguagem para iniciantesPython é uma ótima linguagem para programadores de nível iniciante e suporta o desenvolvimento de uma ampla gama de aplicativos, desde processamento simples de texto até navegadores e jogos.

Características do Python

A seguir, temos características importantes da Programação Python

  • Suporta métodos de programação funcionais e estruturados, bem como POO.
  • Pode ser usado como uma linguagem de script ou pode ser compilado em código de bytes para criação de aplicativos grandes.
  • Fornece tipos de dados dinâmicos de alto nível e suporta a verificação dinâmica de tipos.
  • Suporta a coleta automática de lixo.
  • Pode ser facilmente integrado com C, C++, Java entre outras.

Olá Mundo usando Python

Só para dar um pouco de empolgação com o Python, vou te mostrar o código comum do Python o “Olá, Mundo!”.

print("Olá, Mundo!")

Aplicações de Python

Como mencionado anteriormente, o Python é uma das linguagens mais usadas na web.

Vou listar alguns deles aqui:

  • Fácil de aprender – o Python possui poucas palavras-chave, estrutura simples e uma sintaxe claramente definida. Isso permite que o aluno compreenda a linguagem rapidamente.
  • Fácil de ler – o código Python é claramente definido e visível aos olhos.
  • Fácil de manter – o código fonte do Python é bastante fácil de manter.
  • Uma ampla biblioteca padrão – a maior parte da biblioteca do Python é muito portátil e compatível com várias plataformas no UNIX, Windows e Macintosh.
  • Modo Interativo – O Python suporta um modo interativo que permite testes interativos e depuração de trechos de código.
  • Portátil – Python pode rodar em uma ampla variedade de plataformas de hardware tendo a mesma interface em todas as plataformas.
  • Extensível – Você pode adicionar módulos de baixo nível ao interpretador Python. Esses módulos permitem que os programadores adicionem ou personalizem suas ferramentas para serem mais eficientes.
  • Bancos de dados – Python fornece interfaces para todos os principais bancos de dados comerciais.
  • Programação GUI – O Python suporta aplicativos GUI que podem ser criados e portados para muitas chamadas de sistema, bibliotecas e sistemas Windows, como Windows MFC, Macintosh e o sistema X Window do Unix.
  • Escalonável – O Python fornece uma estrutura e suporte melhores para programas grandes do que scripts de shell.

Público

Este tutorial sobre Python foi desenvolvido para programadores de software que precisam aprender a linguagem de programação Python do zero.

Pré-Requisitos

Você deve ter um entendimento básico das terminologias de programação de computadores.

Um entendimento básico de qualquer uma das linguagens de programação é uma vantagem para um melhor aprendizado.

Revisão: @arianyalmeida, @matheus-martins

Etiquetas

Lucas Lemos

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuei estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar