Conteinerização, DevOps e cloud são as três áreas prioritárias de investimento dos CIOs brasileiros nos próximos 24 meses, de acordo com pesquisa global da sobre automação de negócios digitais encomendada à Opinion.life pela fabricante de software BMC. A ênfase nessas áreas corrobora o entendimento dos executivos de TI em todo o mundo de que somente por meio de novas tecnologias digitais eles conseguirão fazer com que as empresas inovem, se transformem e acelerem o crescimento.
A esmagadora maioria dos entrevistados (92%) concorda que fatores como a necessidade de novas fontes de receita, vantagem competitiva e excelência operacional criaram uma enorme pressão no sentido de concorrer digitalmente para conquistar a confiança de clientes, parceiros de negócio e funcionários. O dado relevante é que para 73% dos líderes de TI, as empresas que não adotarem a automação de TI nos próximos cinco anos correm sérios riscos de fecharem as portas em até dez anos.
O estudo realizado pela empresa junto a 650 tomadores de decisão de TI em 12 países, incluindo o Brasil, constatou que, até 2020, 94% desses executivos esperam que a automação se propague dos departamentos de TI para todas as áreas de negócios para acompanhar a acelerada corrida rumo à inovação de negócios digitais que vem varrendo todo o setor e regiões ao redor do mundo.
Quase nove em cada dez (89%) tomadores de decisão de TI concordam que a automação de TI precisa ser usada de novas formas para que eles alcancem os objetivos de negócio digital desejados. No Brasil, esse percentual é ainda maior, chegando a 98%. Globalmente, os arquitetos empresariais, em especial, citam vários obstáculos que impedem a concretização de seus objetivos de negócio digital, como ausência do orçamento necessário (67%), de habilidades (44%) e de tempo (51%).
A pesquisa revela também que os negócios enfrentam outros desafios de transformação digital para garantir que os objetivos estejam alinhados. Entre os CIOs entrevistados, 42% acreditam que ainda existem objetivos conflitantes entre as unidades de negócios, ao passo que 32% deles enxergam a necessidade de um alinhamento organizacional mais firme. No Brasil, 98% dos executivos afirmam que os objetivos de TI e de negócios de suas companhias estão alinhados para alcançar os resultados desejados nos negócios digitais.
Apesar dos desafios, o estudo constatou que 92% dos tomadores de decisão de TI brasileiros acreditam ter capacidade para promover a inovação em TI necessária para impulsionar a transformação dos negócios digitais e preencher essa lacuna. Os entrevistados dos EUA (97%), México (98%) e Espanha (94%) são os que se sentem mais capacitados a promover essa inovação na área de TI. Oitenta e seis por cento dos entrevistados brasileiros avaliam que as empresas oferecem todos os recursos necessários para que a inovação na TI seja realizada de modo a alcançar a transformação digital nos negócios da organização. Essa porcentagem coloca o Brasil à frente de mercados importantes como a Alemanha (70%), Cingapura (64%) e a China (38%).
Fonte: COMPUTERWORLD