Cursos WebHTMLTutoriais

HTML – Editores para a Linguagem

Para escrever algumas linhas de HTML você pode utilizar o próprio bloco de notas do seu computador, mas algumas pessoas preferem utilizar um editor que separe as tags e atributos por cores, além de fornecer uma indentação para o código.

Sendo assim, separamos algumas opções de editores gratuitos para você poder escolher.

Notepad++

Página inicial do site do Notepad++ (notepad plus plus) com o logo do Camaleão, sobre o editor, sobre a versão e mais informações.
Página inicial do site do Notepad++

Atualmente em sua versão 7.7.1, o Notepad++ é um dos editores mais conhecidos entre os programadores, por ser simples de se utilizar e gratuito. Ele tem suporte a diversas linguagens, foi escrito em C++ e usa API pura do Win32.

Para fazer o download do Notepad++, clique aqui.

Sublime Text

Página inicial do site do Sublime Text 3 com o botão de download, gifs de funcionalidades do Sublime passando.
Página inicial do site do Sublime Text

O Sublime Text, está atualmente na versão 3.2.1. Ele ganhou seu espaço por ter um visual mais sofisticado e ser gratuito. Fácil de usar e com a função de autocompletar em algumas linguagens, deixa o código realçado por diversas cores. É possível usar em MacOS, Windows e Linux.

Para fazer o download do Sublime Text, clique aqui.

Atom

Página inicial do site do Atom, com um botão de download, opções para outras plataformas, um logo do Github e o do Atom .
Página inicial do site do Atom

O editor Atom, atualmente em sua versão 1.38.2, vem ganhando bastante espaço. Muito utilizados por programadores que possuem o Sistema Operacional Linux. Uma IDE simples e fácil de usar com abas diretas para Git e Github. O Atom também possui temas para diversos gostos e possui plugins para diversas funcionalidades. Possui um autocompletar inteligente para o seu código e pode ser usado em qualquer SO.

Para fazer o download do Atom, clique aqui.

Visual Studio Code

Página inicial do site do Visual Studio Code,com uma imagem da IDE, um botão para download, links para diversas páginas do site.
Página inicial do site do Visual Studio Code

O Visual Studio Code ou só VS Code, está atualmente em sua versão 1.35. É possível utilizá-lo em MacOS, Windows e Linux, possui suporte para diversas linguagens, além de milhares de plugins e extensões para todos os gostos. Possui uma área para debbuging de aplicação e conexão com o Git.

Para fazer o download do Visual Studio Code, clique aqui.

Vim

Página inicial do site do Vim, com diversos textos em inglês sobre o editor.
Página inicial do site do Vim

O Vim é um editor de texto altamente configurável, construído para permitir a edição eficiente de texto. É uma versão melhorada do editor vi distribuída com a maioria dos sistemas UNIX.

O Vim é frequentemente chamado de “editor do programador”, e é tão útil para a programação que muitos consideram um IDE inteiro. Não é apenas para programadores, no entanto. O Vim é perfeito para todos os tipos de edição de texto, desde a composição do e-mail até a edição de arquivos de configuração.

Para fazer o download do Vim, clique aqui.

Brackets

Página inicial do site do Brackets com um botão para download da versão mais atual da API.
Página inicial do site do Brackets

O Brackets, em sua versão 1.14, é um leve e poderoso editor de textos moderno e de código aberto com ferramentas visuais especializadas e suporte a preprocessadores e facilita a criação de designs no navegador.

Para fazer o download do Brackets, clique aqui.

Fale pra gente qual o seu editor favorito.
Não viu o seu editor no artigo? Compartilhe com a gente nos comentários.

Nathalia Santos

Cursos voltados para a área de Informática com Web Designer, Montagem e Manutenção de Computadores. Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas desde 2018. Experiência em Suporte ao usuário. Adoro ler fantasias, escutar músicas, assistir série, tomar café e escrever códigos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo