CarreiraNews

Falta de profissionais de TI faz empresas pararem de exigir diploma

Em um cenário com uma taxa de desemprego alta em que vive atualmente o Brasil, existe um problema na falta de mão de obra especializada, que atinge os profissionais de TI (tecnologia da informação). As informações são do 6 minutos.

Isso acontece, porque o país precisa contratar 70 mil novos profissionais de tecnologia da informação por ano até 2024, segundo a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), porém apenas 46 mil pessoas se formam nessa área a cada 12 meses.

Para solucionar esse problema de falta de profissionais capacitados, as empresas estão abrindo mão da exigência do diploma de nível superior para contratar os profissionais e preencher as vagas, valorizando o conhecimento técnico, que muitas vezes são por autodidatas.

Outra consequência para abrir mão da exigência dos diplomas de nível superior, são os cursos livres a distância encontrados gratuitamente pela internet, como de programação, ciências de dados e marketing digital, ou a abertura de escolas que possuem esses cursos, onde as empresas vão atrás em busca de profissionais para preencher as vagas abertas.

De acordo com Ricardo Rocha, diretor-executivo da Spring, essa flexibilidade não vale a pena na hora de contratar  para todo tipo de empresa. A tendência teve início nos Estados Unidos e foi adotada no Brasil mais por startups e empresas de tecnologia. “São empresas que crescem muito rapidamente e têm uma necessidade grande de desenvolvedores e programadores para continuar se expandindo. Mas o mercado não forma profissionais na velocidade que essas companhias precisam”, diz Rocha.

Lucas Keaton

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuo estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo