Dicas

7 motivos para dizer “não” às configurações de fábrica

Créditos da imagem: ©Wind.com.my/Flickr


Temos motivos de sobra para afirmar que deixar as configurações de fábrica em um dispositivo de uso cotidiano representa um risco para a sua segurança como usuário. Anteriormente vimos como as câmeras IP podem transmitir de forma online tudo o que gravam e como os roteadores podem permitir a entrada de cibercriminosos na rede, tudo isso apenas porque a senha padrão não foi alterada. Estes e muitos outros casos nos lembram a importância de modificar as configurações de fábrica imediatamente.

 

Acontece que estas combinações se repetem de forma massiva, por isso, são um dos primeiros alvos de um cibercriminoso na hora de tentar entrar em um ambiente. Uma simples busca no Google pode ser suficiente para lhe dar um manual que diz que, para um determinado modelo de câmera, roteador ou terminal PoS, apenas é necessário inserir as seguintes credenciais: “admin: admin” ou “admin: 12345”. Além disso, existem outras ferramentas mais avançadas, como o Shodan, que é utilizada para procurar dispositivos conectados.
Sabemos que é muito mais cômodo instalar o roteador ou contratar um serviço Wi-Fi e esquecer as suas configurações para sempre. Instalar, avançar, avançar, avançar, concluir… Afinal, só queremos estas ferramentas e serviços para navegar pela Internet e enquanto isso funciona, nada mais importa, não é mesmo? Não importa se o nome da rede ou a chave estão personalizadas ou não… Bom, não é bem verdade: isso é o que diria um usuário irresponsável. Depois de instalar qualquer dispositivo ou serviço, é necessário revisar as configurações e alterar as credenciais para fortalecer os níveis de segurança.

Lucas Lemos

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuo estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo