Vagas

Vagas de TI: veja as 10 linguagens que estarão em alta em 2021

Não é novidade que o setor de Tecnologia foi um dos que mais se destacou durante a pandemia. Mas, quais são as tendências para a área de TI em 2021?

Um levantamento elaborado pela GeekHunter, plataforma especializada no recrutamento de profissionais da área, aponta quais são as Tecnologias que mais cresceram no último ano e quais devem se destacar agora.

Em 2020, muitas empresas digitalizaram e viram a demanda pela ampliação de seus times de Tecnologia aumentar. Como resultado, o número de vagas abertas nas áreas de Desenvolvimento de Software e Data Science mais que triplicou ao longo do ano.

A startup também identificou quais foram as 10 linguagens de programação com maior demanda no ano passado, que provocou um aumento nas contratações por profissionais que soubessem trabalhar com as linguagens Java, JavaScript, React, PHP, Python, Node.js, C#, .NET, React Native e Swift (iOS). 

Linguagens devem se manter em alta em 2021

Segundo Tomás Ferrari, CEO e fundador da GeekHunter, a tendência é que essas linguagens continuem em alta em 2021 com a propensão de abertura de mais empregos na área. Essa é a mesma análise do estudo da IDC, o WW COVID-19 – Impact on IT Spending Survey, que aponta que 42% das empresas brasileiras pretendem aumentar o orçamento em tecnologia em 2021. 

“As companhias devem continuar investindo em tecnologia e a busca por profissionais nesse segmento segue uma curva ascendente, tudo com o objetivo de introduzir novas e inovadoras tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes”, afirmou Ferrari.

De acordo com o index TIOBE, Java foi a segunda linguagem mais popular do mundo entre desenvolvedores no mês de janeiro de 2021, assim como foi em dezembro do ano passado. Na GeekHunter, a abertura de vagas para esta tecnologia teve um crescimento significativo ao longo de 2020, performando acima da curva em relação às demais linguagens.

Porém, muitos profissionais estão migrando para outras tecnologias, como JavaScript e React. Essas aparecem logo em seguida na lista de linguagens mais populares, além da linguagem Swift.

“No entanto, a falta de oferta não alterou a demanda, que continua crescendo e com boas oportunidades, inclusive com uma das melhores faixas salariais”, avaliou Ferrari.

Linguagens menos populares oferecem remunerações maiores

Já as tecnologias Node.js, Python, PHP e C# tiveram um crescimento na abertura de vagas entre os meses de maio e setembro de 2020. Demanda esta que, segundo a GeekHunter, deve continuar em alta neste ano.

Em questão de faixa salarial, a linguagem de programação mobile para iOS, a Swift, se destaca entre as vagas disponíveis na plataforma, com salário médio de R$7,5 mil. A tecnologia é a que apresenta as maiores remunerações oferecidas pelas empresas. 

“Por conta do nível de especificidade, é uma das tecnologias que deve crescer em demanda e salário.”

Outras linguagens que também estão entre as maiores médias salariais são JavaScript para profissionais seniores, seguido por .NET e Java. Já algumas linguagens como Kotlin, C, Ruby e C++, onde há escassez de profissionais, também apresentam remunerações acima da média. A abertura de oportunidades para essas tecnologias não é ampla, mas, por não serem tão estudadas no momento, apresentam poucos candidatos.

Lucas Keaton

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuo estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo