Hardware

Pesquisadores da IBM batem recorde ao armazenar 330 TB em fita magnética



“A gigante da tecnologia conseguiu alcançar densidade de 201 GB por polegada quadrada, superando em mais de 20 vezes o valor alcançado em drives vendidos atualmente”

Pesquisadores da IBM atingiram um novo recorde mundial ao conseguir armazenar 330 TB de dados não comprimidos em um cartucho que cabe na palma da mão. O volume de dados é equivalente a nada menos do que 330 milhões de livros digitais.
A densidade de aproximadamente 201 GB por polegada quadrada em fita magnética alcançada pelos cientistas da companhia é mais de 20 vezes a densidade adotada em drives de fita vendidos atualmente no mercado. 
“Apesar de a fita usada no experimento poder custar um pouco mais para ser produzida do que a fica comercial atual, o potencial para capacidades muito altas vai tornar muito atrativo o custo por terabyte, fazendo dessa tecnologia algo prático para o armazenamento frio na nuvem”, afirmou a IBM, que destaca ainda que o resultado indica a viabilidade da evolução do formato para a próxima década.
Para conseguir chegar ao resultado histórico, os pesquisadores da IBM desenvolveram diferentes tecnologias novas e trabalharam de perto por muitos anos com a Sony, que produziu a fita utilizada no experimento.

Fonte: http://computerworld.com.br/pe…corde-ao-armazenar-330-tb-em-fita-magnetica

Lucas Keaton

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuo estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo