Cursos WebJavaScriptTutoriais

O que é JavaScript?

O que é JavaScript?

JavaScript é uma linguagem de programação dinâmica. É leve e mais comumente usada como parte de páginas da Web, cujas implementações permitem que o script do lado do cliente interaja com o usuário e crie páginas dinâmicas. É uma linguagem de programação interpretada com recursos orientados a objetos.

O JavaScript foi conhecido pela primeira vez como LiveScript, mas o Netscape mudou seu nome para JavaScript, possivelmente devido ao entusiasmo gerado pelo Java. O JavaScript fez sua primeira aparição no Netscape 2.0 em 1995 com o nome LiveScript . O núcleo de propósito geral da linguagem foi incorporado ao Netscape, Internet Explorer e outros navegadores da web.

especificação ECMA-262 definiu uma versão padrão da linguagem JavaScript principal.

  • JavaScript é uma linguagem de programação leve e interpretada.
  • Projetado para criar aplicativos centrados em rede.
  • Complementar a integração ao Java.
  • Complementar a integração com HTML.
  • Aberto e multiplataforma

JavaScript do lado do cliente

O JavaScript do lado do cliente é a forma mais comum da linguagem. O script deve ser incluído ou referenciado por um documento HTML para o código ser interpretado pelo navegador.

Isso significa que uma página da Web não precisa ser um HTML estático, mas pode incluir programas que interagem com o usuário, controlam o navegador e criam dinamicamente conteúdo HTML.

O mecanismo do lado do cliente JavaScript oferece muitas vantagens sobre os scripts tradicionais do lado do servidor CGI. Por exemplo, você pode usar JavaScript para verificar se o usuário inseriu um endereço de email válido em um campo de formulário.

O código JavaScript é executado quando o usuário envia o formulário e, somente se todas as entradas forem válidas, elas serão enviadas ao servidor da Web.

O JavaScript pode ser usado para interceptar eventos iniciados pelo usuário, como cliques de botão, navegação de link e outras ações que o usuário inicie de forma explícita ou implícita.

Vantagens do JavaScript

Os méritos de usar JavaScript são:

  • Menos interação do servidor – Você pode validar a entrada do usuário antes de enviar a página para o servidor. Isso economiza o tráfego do servidor, o que significa menos carga no seu servidor.
  • Feedback imediato para os visitantes – Eles não precisam esperar por um recarregamento de página para ver se eles esqueceram de inserir algo.
  • Maior interatividade – Você pode criar interfaces que reajam quando o usuário passa por cima delas com um mouse ou as ativa pelo teclado.
  • Interfaces mais avançadas – Você pode usar o JavaScript para incluir itens como componentes e controles deslizantes de arrastar e soltar para fornecer uma rica interface aos visitantes do seu site.

Limitações do JavaScript

Não podemos tratar o JavaScript como uma linguagem de programação completa. Não possui os seguintes recursos importantes –

  • O JavaScript do lado do cliente não permite a leitura ou gravação de arquivos. Isto foi mantido por razões de segurança.
  • JavaScript não pode ser usado para aplicativos de rede porque não há esse suporte disponível.
  • JavaScript não possui nenhum recurso multi-threading ou multiprocessador.

Mais uma vez, o JavaScript é uma linguagem de programação leve e interpretada que permite criar interatividade em páginas HTML estáticas.

Ferramentas de desenvolvimento JavaScript

Um dos principais pontos fortes do JavaScript é que ele não exige ferramentas de desenvolvimento caras. Você pode começar com um editor de texto simples, como o Bloco de Notas. Como é uma linguagem interpretada dentro do contexto de um navegador da Web, você nem precisa comprar um compilador.

Para tornar nossa vida mais simples, vários fornecedores criaram ferramentas de edição JavaScript muito interessantes. Alguns deles estão listados aqui –

  • Microsoft FrontPage – A Microsoft desenvolveu um editor de HTML popular chamado FrontPage. O FrontPage também fornece aos desenvolvedores da Web várias ferramentas JavaScript para auxiliar na criação de sites interativos.
  • Macromedia Dreamweaver MX – O Macromedia Dreamweaver MX é um editor HTML e JavaScript muito popular na área de desenvolvimento web profissional. Ele fornece vários componentes JavaScript pré-construídos, integra-se bem a bancos de dados e está em conformidade com novos padrões, como XHTML e XML.
  • Macromedia HomeSite 5 – HomeSite 5 é um editor HTML e JavaScript popular da Macromedia que pode ser usado para gerenciar sites pessoais de forma eficaz.

Onde está o JavaScript hoje?

O padrão ECMAScript Edition 5 será a primeira atualização a ser lançada em mais de quatro anos. O JavaScript 2.0 está de acordo com a edição 5 do padrão ECMAScript, e a diferença entre os dois é extremamente pequena.

A especificação para o JavaScript 2.0 pode ser encontrada no seguinte site: http://www.ecmascript.org/

Hoje, o JavaScript da Netscape e o JScript da Microsoft estão em conformidade com o padrão ECMAScript, embora ambos as linguagens ainda suportem os recursos que não fazem parte do padrão.

Deixe nos comentários o que achou do conteúdo. (Ref: Nathalia Santos) rs

Etiquetas

Lucas Keaton

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuei estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar