Curso de Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO) Gratuito
Resumo
A Programação Orientada a Objetos (POO) é um padrão de desenvolvimento de softwares largamente utilizado em muitas linguagens de programação atuais, como Java, C#, PHP, Python, C++, entre outras.
Nesse processo de programação, são criadas coleções de objetos com estrutura e comportamentos próprios. Tais objetos interagem entre si e executam as ações solicitadas.
O objetivo da POO é, portanto, aproximar o mundo real do mundo virtual e promover, também, a unificação de dados e processos e o agrupamento e reutilização de códigos.
Neste curso são apresentados os fundamentos deste importante e amplamente utilizado paradigma de programação, por meio de explicações introdutórias e didáticas, exemplos práticos e situações de vida real.
Estrutura
Capítulo 1 – Programação Orientada a Objetos
Tópico 1: Objetos, atributos, métodos e classes
- Histórico
- Principais Conceitos
Tópico 2: Eventos e Mensagens
- Eventos
- Mensagens
Capítulo 2 – Princípios Básicos da Orientação a Objetos
Tópico 1: Abstração, encapsulamento e modularização
- Abstração
- Encapsulamento
- Modularização
Tópico 2: Polimorfismo, herança, generalização e especialização
- Polimorfismo
- Herança
- Generalização
- Especialização
Capítulo 3 – Relacionamento entre Classes
Tópico 1: Associação, agregação e multiplicidade
- Associação
- Agregação
- Multiplicidade
Tópico 2: Vantagens da Programação Orientada a Objetos
- Vantagens da POO
- Dicas para a modelagem de um sistema orientado a objetos
Pré-requisitos
Recomendamos a realização prévia do curso Fundamentos de Lógica de Programação.
Idade mínima indicada: 16 anos.