Dicas de TI

As linguagens de programação mais usadas até hoje



Você sabe quais são as linguagens de programação mais usadas? É o que você vai conhecer nesse breve artigo. Vários índices de popularidade e alcance das linguagens de programação são publicados periodicamente. Vamos apresentar os principais deles para termos uma visão sobre quais são as linguagens mais demandadas do mercado.

O mundo do desenvolvimento de software possui as mais diversas linguagens. Algumas delas como Java, Python, C# e o bom e velho ANSI C são usadas amplamente no mundo todo. Algumas outras são mais restritas, como o intricado Lisp, por exemplo. Várias outras já caíram em desuso ou ficaram ultrapassadas com o surgimento de linguagens mais poderosas.

Principais rankings de linguagens de programação mais usadas.

São três os rankings mais famosos. Além deles, várias outras empresas também divulgam pesquisas sobre o assunto. A editora de livros técnicos Packt, por exemplo, faz uma extensa pesquisa todos os anos para saber quais são as ferramentas mais usadas e quais habilidades são mais valorizadas no mercado de TI. O relatório de 2017 – Skills up Report, foi divulgado recentemente. Recomendamos a leitura a todos que se interessam ou estão inseridos na indústria de software.

O primeiro ranking que vamos ver é o Tiobe Index. Mantido pela empresa de mesmo nome fundada em 2000 e especializada em assessoria e qualidade de software. Acabou se tornando uma das referências para saber as linguagens mais populares. O índice atualizado (Julho/2017) conta com a seguinte lista:

1- Java – 13.774 %
2 – C  – 7.321 %
3 – C++ – 5.576 %
4 – Python  – 3.543 %
5 – C#  – 3.518%
6 – PHP -3,093%
7 – Visual Basic .Net – 3,05%
8 – JavaScript – 2,60%
9 – Delphi/Object Pascal – 2,49%
10 – Go – 2,36%

Outro ranking de referência é o PyPL index. Além das linguagens mais populares, o PyPL também divulga as IDEs mais usadas(julho/2017).

1 – Java – 22.6 %
2 – Python – 16.4 %
3 – PHP – 9.1 %
4 – C# – 8.2 %
5 – Javascript – 8.0 %
6 – C++ – 6.6 %
7 – C  – 6.5 %
8 – R  – 3.7 %
9 – Objective-C  – 3.6 %
10 – Swift  – 2.8 %

O terceiro índice que vale a pena conhecer e acompanhar é o Redmonk. O último ranking disponível é o do mês de junho. O Top 10 é o seguinte:

1 – JavaScript
2 – Java
3 – Python
4 – PHP
5 – C#
6 – C++
7 – CSS
8 – Ruby
9 – C
10 – Objective-C

O Redmonk não disponibiliza as porcentagens. Cada índice varia devido às suas metodologias diferentes, tamanho das amostras e geografia da pesquisa. Mas percebe-se que as linguagens mais em voga não variam muito, principalmente em relação ao Top 5.

Uma ferramenta interessante é o ranking interativo da Spectrum IEEE. A publicação da prestigiosa IEEE(Institute of Electronic and Electrical Engineers) permite utilizar filtros para saber o ranking de forma mais específica. Por exemplo, saber as linguagens mais usadas na área de sistemas embarcados. Saiba como usar a ferramenta aqui.

Por que saber quais as linguagens de programação mais usadas?

Acompanhar esses índices é uma forma de saber se as suas habilidades e conhecimentos de programação continuam atualizados e condizentes com a realidade de mercado. Evidentemente, existem linguagens de alcance menor mas que proporcionam bons salários e empregos, mas é importante ter flexibilidade e condições para desenvolver nas linguagens mais usadas do mercado.

Conhecendo as linguagens mais usadas, você pode tomar uma decisão estratégica sobre qual nova linguagem aprender de forma mais bem embasada e calcada em dados estatísticos. Baseado nos rankings que acabou de conhecer, qual nova linguagem de programação você escolheria aprender? 
Fonte: CBSIShowmeTech ]

TecForest

Lucas Lemos Miranda

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuo estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo