Bad RabbitRansomwareSegurança da Informação

Ransomware apelidado de “Coelho Mal” ataca Rússia e Ucrânia e preocupa mundo



O malware afetou sistemas em sites russos, um aeroporto na Ucrânia e uma estação ferroviária na capital, Kiev. O chefe da ciber-polícia na Ucrânia confirmou à agência de notícias da Reuters que “Bad Rabbit” (Coelho mal) era o ransomware em questão.

Isso tem semelhanças com os surtos como WannaCry e Petya no início deste ano. No entanto, ainda não se sabe até que ponto este novo malware poderá se espalhar. “Em algumas das empresas, o trabalho foi completamente paralisado – servidores e estações de trabalho são criptografados”, disse o chefe da empresa russa de segurança cibernética Group-IB, Ilya Sachkov, na agência de notícias TASS.

Dois dos sites afetados são Interfax e Fontanka.ru. Enquanto isso, autoridades norte-americanas disseram que “receberam vários relatórios de infecções de Ransomware de Bad Rabbit em muitos países ao redor do mundo”A equipe de preparação para emergências informáticas dos EUA disse que “desencoraja indivíduos e organizações de pagar o resgate, pois isso não garante que o acesso seja restaurado”.

Maioria dos ataques foram na Rússia

“De acordo com nossos dados, a maioria das vítimas alvo desses ataques está localizada na Rússia”, disse Vyacheslav Zakorzhevsky na Kaspersky Lab. “Também vimos ataques semelhantes, com menos ataques na Ucrânia, Turquia e Alemanha”Bad Rabbit criptografa o conteúdo de um computador e solicita um pagamento – neste caso 0.05 bitcoins, ou cerca de US$ 280,00. As empresas de segurança cibernética, incluindo a Kaspersky, com sede na Rússia, disseram que estão monitorando o ataque.

O malware ainda não foi detectado pela maioria dos programas anti-vírus, de acordo com a análise do vírus Virus Virus Total.

Uma empresa de segurança, a Eset, disse que o malware foi distribuído através de uma falsa atualização do Adobe FlashO pesquisador Kevin Beaumont publicou uma captura de tela que mostra Bad Rabbit criando tarefas no Windows.


Fonte: BBC

Lucas Lemos Miranda

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuo estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo