Acadêmico

Aplicativo pode detectar coronavírus pela saliva

Um aplicativo que pode detectar o coronavírus pela saliva foi criado por grupo de engenheiros da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, o mini laboratório portátil que quando conectado ao smartphone pode diagnosticar doenças como o coronavírus, entre outras doenças infecciosas. Através deste aplicativo o paciente é conectado a um médico que somente com uma gota de sangue ou saliva no chip do dispositivo pode diagnosticar tais doenças.

“É uma ferramenta de diagnóstico rápido que você pode usar em casa. No momento, são necessárias várias horas ou até dias para diagnosticar em um laboratório, mesmo quando as pessoas estão apresentando sintomas”

Afirmou Chong Ahn, professor de engenharia elétrica e biomédica da UC. Ahn foi um dos responsáveis pela criação deste aplicativo que pode detectar o coronavírus pela saliva dispositivo, junto com o aluno de pós-graduação da universidade Sthitodhi Ghosh.

O usuário precisa somente colocar o chip do aparelho na boca e depois conectá-lo no espaço reservado no dispositivo. Após coletados os resultados são transmitidos automaticamente a um médico especializado pelo aplicativo. Além do coronavírus, é possível detectar doenças como malária, HIV e outras. “O desempenho é comparável aos testes de laboratório. O custo é mais barato e é fácil de usar. Queríamos simplificar para que qualquer pessoa pudesse usá-lo sem treinamento ou apoio”, destacou o professor.

Gosh afirmou ainda que o teste possui outra vantagem. A possibilidade de o teste ser realizado com saliva ao invés de uma agulha evita o estresse de um exame comum. O dispositivo ainda pode ajudar em avaliações da saúde mental do paciente. Segundo Ahn, é possível detectar mudanças hormonais ou de biomarcadores ligados à depressão e ansiedade.

Via
Olhar Digital
Etiquetas

Thiago Rodrigues

Graduando em Eng. de Software. Atua no mercado do Marketing digital desde de 2015. Está se especializando em desenvolvimento de IA.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar