Teste com 4,5G da Claro atinge velocidade de conexão de 682 Mbps - TecForest

NEWS

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Teste com 4,5G da Claro atinge velocidade de conexão de 682 Mbps

Foto: Produção OlharDigital

Segundo a OlharDigital, a Claro anunciou os fins dos testes com 4,5G na cidade de Araras, no interior de São Paulo, com bons resultados. O projeto, que teve o apoio da Ericsson e da Qualcomm Technologies, conseguiu velocidades de transferência de até 682 Mbps, o que não é muito distante do que se projeta para a capacidade do 5G, que só deve começar a ser implementado mundialmente a partir de 2020. 
De acordo com o comunicado divulgado à imprensa, os testes em Araras usaram as frequências de 2.600 MHz e de 1.800 MHz. A primeira faixa funcionou com duas bandas liberadas, o que ampliou a capacidade da frequência. Em um primeiro teste, realizado em Rio Verde, no ano passado, foram agregadas as frequências de 1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MHz, mas cada faixa tinha apenas uma banda liberada, obtendo velocidades de 300 Mbps. 
O feito não se deve unicamente a agregar as frequências, no entanto, mas também se deve a avanços da tecnologia para a rede LTE. Entre estas melhorias incluem o 4X4 MIMO, que dobra a capacidade de transmissão de dados para um smartphone, o que melhora as velocidades, e o LTE 256 QAM que melhora a eficiência de rede e multiplica a taxa de transferência por 1,33. O terminal de testes usou um modem Snapdragon X16 LTE. 
Publicidade
A empresa não estabeleceu prazos para que a tecnologia passe a vigorar em um formato não-experimental.