Segundo o que foi publicado pela TecMundo, não é a primeira vez que o responsável pelo serviço de inteligência americano admite cobrir a câmera de aparelhos para garantir sua privacidade. Ele falou sobre isso pela primeira vez em uma entrevista no início do ano e reiterou as declarações nesta quarta-feira (14), durante uma conferência no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.
Desta vez, o diretor foi além e afirmou que cobrir webcams é uma prática comum nos escritórios do governo. Comey diz que fazem pouco dele por ter dito isso em entrevista, mas, para o diretor, cobrir as câmeras não é muito diferente de tomar algumas medidas de segurança básica.
"Cobrir webcams é uma prática comum nos escritórios do Governo"
"Existem alguns pontos sensíveis que você deve prestar atenção, e esse é um deles", comentou Comey sobre os adesivos nas webcams. "Se você entrar em qualquer escritório governamental, vai perceber que todos nós temos pequenas câmeras em cima das telas (...) E todas possuem uma pequena tampa para bloquear a câmera".
O motivo, segundo o diretor do FBI, é a vigilância: "Você precisa fazer isso para que pessoas que não têm autoridade não fiquem lhe observando. Eu acho que isso é coisa boa a se fazer (...) Eu espero que as pessoas tranquem seus carros, tranquem suas portas à noite… Se você tem um sistema de alarme, você deve usá-lo.”