Facebook é acusado de esconder notícias com viés político específico - TecForest

NEWS

terça-feira, 10 de maio de 2016

Facebook é acusado de esconder notícias com viés político específico

(Foto: TechCrunch)


O Facebook recebeu uma acusação séria, partindo de várias fontes que trabalharam na rede social: a empresa estaria trabalhando para suprimir conteúdo com determinado viés político nos Estados Unidos, mais especificamente do espectro conservador.
Para quem não sabe, o Facebook possui uma ferramenta de Trending Topics (chamados de Itens Populares no Brasil), similar à do Twitter, que destaca os assuntos que estão em alta na rede social. Esta ferramenta recebe uma curadoria humana e, portanto, não é automatizada nem totalmente neutra. Segundo a acusação do site Gizmodo, vários jornalistas que realizaram a função afirmam ter interferido nesta ferramenta com orientações políticas.
O jornalista que falou com o Gizmodo afirma que a equipe propositalmente impediu notícias sobre a conferência conservadora CPAC, sobre os políticos Mitt Romney e Rand Paul (ambos do Partido Republicano, identificado com os interesses conservadores) e outros temas similares de aparecerem nesta seção do site, mesmo que as informações estivessem organicamente se espalhando pelos usuários da rede social.
Que fique claro: a acusação não fala do que aparece no feed de notícias, que é determinado por um algoritmo misterioso e teoricamente imparcial. A informação se restringe ao que é destacado na área de Trending Topics apenas.
De acordo com a publicação, estas pessoas, jornalistas que trabalharam como terceirizados para o Facebook, afirmaram receber instruções para “injetar” artificialmente algumas notícias do módulo de Itens Populares, mesmo que não fossem populares o bastante para isso. Além disso, eles também foram orientados a não incluir notícias sobre o próprio Facebook neste espaço.

A rede social, por sua vez, se manifestou por meio de um comunicado para negar todas as acusações:
“Levamos acusações de viés muito a sério. O Facebook é uma plataforma para as pessoas e perspectivas de todo o espectro político. O Itens Populares apresenta os assuntos e as hashtags populares que estão sendo comentadas no Facebook. Existem diretrizes rigorosas em vigor para a equipe de análise para garantir consistência e neutralidade. Estas diretrizes não permitem a supressão de perspectivas políticas, nem permitem a priorização de um ponto de vista sobre outro, ou de um site de notícias sobre outro. Estas diretrizes não proíbem nenhum site de notícias de aparecerem nos Itens Populares”
Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário