Google

Programa de Wi-Fi grátis do Google será descontinuado no mundo todo

Google Station, lançado em 2015, chegou ao Brasil em 2019, mas será encerrado ainda neste ano

Em junho de 2019, o Google Station foi anunciado no Brasil, trazendo pontos de Wi-Fi grátis para espaços públicos como estações de trem e praças. Agora, nesta segunda-feira (17), o Google anunciou que o serviço será descontinuado neste ano, encerrando sua participação nos hotspots de internet grátis.

Antes, no entanto, é importante saber o que é exatamente o Google Station. O serviço não fornece infraestrutura para redes Wi-Fi; ele fornece a camada de autenticação para que os usuários possam se conectar a redes de outras empresas, oferecendo um espaço publicitário que poderia ser monetizado pelas suas parceiras. No caso do Brasil, o Station funcionava em parceria com America Net e Linktel, responsáveis pela oferta de conexão.

Apesar de menos de um ano no Brasil, o Station não é um programa novo. A empresa deu início ao serviço em 2015, como parte de uma iniciativa chamada “Next Billion Users” (“o próximo bilhão de usuários”), que visa ampliar o acesso à conectividade e alcançar pessoas em regiões pobres e com pouco acesso a tecnologia. No entanto, em 2020, o Google não vê mais tanto benefício em oferecer esse serviço.

Caesar Sengupta, vice-presidente do Google responsável pela divisão de pagamentos e do programa “Next Billion Users”, explicou que os planos de internet móvel ficaram consideravelmente mais baratos em vários mercados, fazendo com que o Station não fosse mais tão necessário.

No Brasil, o serviço foi lançado inicialmente em São Paulo, mas também foi disponibilizado em alguns pontos de Fortaleza. O Station também está presente na África do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, México, Nigéria e Tailândia.

Fonte
Olhar Digital

Thiago Rodrigues

Graduando em Eng. de Software. Atua no mercado do Marketing digital desde de 2015. Está se especializando em desenvolvimento de IA.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo